Em 1940, a Segunda Guerra Mundial já começara na Europa. Os homens vão à batalha e as mulheres ao trabalho. Paris, tomada por alemães, já não contava mais, com todos os nomes da alta-costura e suas maisons. Muitos estilistas, haviam se mudado ou fechado suas casas!
Os alemão tentaram destruir a indústria francesa de costura, tentando levá-las para Berlin ou Viena, o que não deu muito certo. O estilista francês Lucien Lelong, presidente do da câmara sindical, que defendeu a permanência das maisons no país. Durante a guerra 92 ateliês continuaram abertos no país. Mesmo com limitações impostas pelo governo, para compra de tecidos a moda sobreviveu a guerra.
A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o fim dos conflitos, as mulheres eram mais magras e as roupas eram mais pesadas. Com a escassez de tecidos as mulheres recorreram a materiais alternativos como a viscose, o raion e as fibras sintéticas.Mesmo depois da época de guerra esses costumes continuaram para aquelas não menos abastadas que queriam andar na moda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEie-GFykwA7PKT2H7yNenOxWTcp_dJgdxd7wV2EvTpnp1jaCcRolmdWEVN44qsP9jxGGLtK8HWrZ8no3iwU2uaqHrUJKPlDDTpVPzUsgZh47i-S5KxhwnyJeoOCHXq_Osg8xDZ1nPl0YhxN/s320/militar.jpg) |
Silhueta militar, ombros quadrados
e sapatos pesados.. |
Na Grã-Bretanha, o Fashion Group of Great Britain, comandado por Molyneux, criou 32 peças à serem produzidas em massa, na intenção de criar roupas mais atraentes apresar das restrições.
Jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados angulosos, e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes, como o tweed; as saias eram curtas, com pregas finas ou franzidas, as calças eram compridas e práticas e os vestidos imitavam uma saia com um casaco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0-fFmKm40j5ktzDZJ1uouXFdP8QUB9rU4CDusSgMEqKDsYWeQUypwyiwtCT8d_UkAgVVe3zmF5ZVuz-AuKSdZQoxhuQCgV-lbCh6xe9br46cWgm9icu_cUwVQFqCOLYq2zQ0GCFmz0d8Z/s320/meia-cal%C3%A7a.jpg) |
Com materiais escassos, a solução foi desenhar linhas das meias nas pernas. |
Com a falta de materiais em quase todos os setores e em todos os países envolvidos nos conflitos a criatividade era mais que necessária, novos materiais foram desenvolvidos, usados na confecção de móveis e objetos, nasceu o Tupperware, pra se ter uma ideia, com o uso do ferro na industria bélica, os fabricantes de batons apenas recarregavam o tubo de batom.
Paris que fora libertada em 1944, se encheu de alegria,assim como os ritmos de jazz e as meias de náilon americanas, trazidas pelos soldados, que levaram de volta o perfume Channel n°5.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhckNl29xWDjVd1U3aGD5t9uYcY9Ue9hqxtsmJ6jydgRE9yMbOAYQFPOMWSbflNc1DOsUKogJmvl9zMJm2-5XYc4eUxr2YCkgwyiUaFidqWXzC5WnaDmpTVpF4CwvCfa9cqWFX8GGk4vqWG/s320/maquiagem.jpg) |
Maquiagem improvisada a partir de materiais de cozinha. |
Em 1945, foi criada uma exposição de moda, com a intenção de angariar fundos e confirmar a força da costura parisiense, mas a falta de materiais fez com que ao invés de modelos luxuosos, eles vestiram bonecas pequenas, moldadas com fio de ferro e cabeças de gesso, criados por grandes nomes da alta- costura francesa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtTL1p1m_9lkgBC-HIE1XVN7fAoDhUL0OvQYK7U4LpWNWqQkBKSsSxe3KeVf7vTbDy33gojjxCQWa0890XjQ_Sk1InQ-62qFomfviUttFrcgJ7wnyWhE-QR3SShoR09DUnZc6PYAYeYOlR/s320/dior.jpg) |
Dior |
Importantes artistas como Chistian Bérard e Jean Cocteau participaram da produção dessa exposição, com 13 cenários e 237 bonecas, vestidas desde o esporte até vestidos de luxo, com todos os acessórios, lingeries, chapéus, peles e sapatos, tudo feito manualmente, idênticos em acabamento de luxo, ao tamanho natural.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyUlv2IlSDievqfHRXnIxK4hQN1baKGXfNTyz1CfGJZLNlOuHfh-CgJfTElV3l0D7uIDk30CpdMLZvoXrtUU5yadJCI4rX8yzwf1DWm8S24HpdyW3TuqtXw8UuWhI-_F3NsKgNBpQhIl0f/s320/new-look-1.jpg) |
New Look |
No dia 27 de março de 1945, Le Théatre de la Mode (Teatro da Moda) encantou Paris, mais de 200 mil franceses visitaram a exposição, que também fez sucesso pela Inglaterra, Áustria e Paris, além de outros.No pós-guerra, o natural da moda é a simplicidade e praticidade, como a moda lançada por Channel. No entanto o francês Christian Dior, em sua primeira coleção em 1947, surpreendeu com saias rodadas, cintura fina, ombros e seios naturais, luvas e sapatos de saltos altos.
O sucesso imediato do seu New Look, como ficou conhecido, indica que as mulheres ansiavam pela volta do luxo e sofisticação perdidos.Dior se imortalizava com o seu New Look jovem e alegre. Era a visão da mulher extremamente feminina, que iria ser o padrão dos anos 50.
Beijinhos, Alex G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário