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Vestido longo com cintura marcada. |
Esta silhueta demasiadamente feminina e jovial, atravessou toda a década e se manteve na maioria das criações da época. Mesmo com tudo indicando que a simplicidade iria reinar, mas o New Look de Dior foi muito rapidamente aceito, como nenhum outro. E foi Christian Dior, quem liderou, até 1957, ano de sua morte a agitação de novas tendência que foram surgindo quase a cada estação.
Juntamente com a escassez de tecidos, os cosméticos também entrou em uma época de abundância de materiais, Muitos produtos foram lançados, já que a tendência era uma pele muitíssimo pálida com olhos bem marcado.
Empresas como Revlon, Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Estée Lauder, gastavam muito em publicidade, era a explosão dos cosméticos. Na Europa empresas como a Biotherm, em 1952 e a Clarins, em 1952, lançou produtos a base de plantas, o que se tornou febre.
As tintas de cabelo se tornaram febre, assim como produtos alisadores e fixadores.Os penteados podiam ser coques ou rabo de cavalo, como os de Brigitte Bardot.Os cabelos também ficaram um pouco mais curtos com mechas caindo no rosto e as franjas davam o ar de menina.
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Referência em beleza e sensualidade, Marilym Monroe. |
As primeiras top models surgiram através de lentes dos fotógrafos de moda, como Richard Avedon, Irving Penn e Willian Klein, que fotografavam para as maison e revistas de moda,como Elle e Vogue.
Durante os anos 50, a alta-costura viveu seu apogeu. Nomes importantes na criação da moda surgiram, como o espanhol Cristobal Balenciaga - considerado o grande mestre da auta-costura.Além de Channel, Madame Grès, o próprio Dior, entre outros transformaram essa época, a mais glamourosa de todas.
Nessa década uma forma de difusão da auta-costura parisiense tornou-se possível com a criação do grupo Costureiros Assosciados, do qual faziam parte famosas maisons como a de Jaques Fath, Jeanne Paquin, entre outas. Eles haviam se unido a sete profissionais da moda de confecção para editar, cada um, sete modelos a cada estação a serem distribuídos para algumas lojas selecionadas.
Em 1955 a grife Jean Dessès Difusion passou a fabricar tecidos em série para determinadas lojas da França e África do Norte.
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Este sapato, com o salto encurvado pra dentro, o mais copiado do mundo, criação de Roger Vivier. |
Roger Vivier que criou o salto-agulha em 1954 e em 1959 o salto-choque, encurvado para dentro, além do bico chato e quadrado. Ele trabalhou com Dior e outros grandes estilistas da época.
Em 1954, Channel reabriu sua maison em Paris, que estivera fechado por conta da guerra. Aos 70 anos de idade, ela criou algumas peças inconfundíveis como o famoso tailleur com guarnições trançadas, a famosa bolsa à tiracolo em matelassê e o escarpin bege com ponta escura.
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Bolsa de matelassê Channel. |
Na Inglaterra, empresas como Jaeger, Susan Small e Dereta produziam roupas prêt-à-porter sofisticadas. Na Itália Emílio Pucci produzia peças separadas de cores fortes que fazia sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Na França Jaques Fath foi um doa primeiros a se voltar so prêt-à-porter ainda em 1948, mas os outros estilistas o acompanharam quando a auta-costura começava a perder terreno já no final dos anos 50.
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Channel n°5, considerado por muitos o perfume mais famoso do mundo. |
Os estilistas começaram a se preocupar com licenças, que revolucionava a estratégia econômica das marcas. Assim como alguns itens símbolos do que se havia de mais chique, como o lenço de seda da Hermes, que Audrey Hepburn, o perfume Channel n°5, o preferido de Marilyn Monroe, entre outros.
Muitos perfumes lançados nos anos 50, existem até hoje, sendo que algumas maisons sobrevivem ainda, graças a eles.
Houve a Guerra Fria, travada pelos Estados Unidos e União Soviética, a ficção científica e temas espaciais estava associado a modernidade. Até os carros americanos ganharam um visual inspirado nos foguetes, eles eram grandes, baixos e compridos, além de luxuosos e confortáveis.
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Estilo colegial. |
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O cinema lançou moda, como James Dean, no filme Juventude Transviada (1955)que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando em Um Bonde Chamado Desejo (1951), transformou a camiseta branca em um símbolo da juventude.
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Teddy-boys. |
No fim dos anos 50, a industria de confecção era grande e próspera, democratizava a moda. Surgiu um segmento com muitíssimo potencial, a moda jovem, febre nos anos 60.
Beijinhos, Alex G.
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