Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estilo: Anos 90.

Os anos 90 começam muitíssimo coloridos, antes a salada de fruta, agora uma vitamina até a metade da década, influenciado pelos exageros de épocas anteriores. Jeans coloridos e as blusas segunda-pele que deixavam a lingerie aparecendo, que por sua vez era produzida com novos materiais e cores.  O fenômeno top model contagia o mundo, as pessoas começam a se vestir de acordo com sua personalidade, todos os estilos, em harmonia abandonando uma moda universal. A moda, cumpre seu papel e atende à todas as necessidades em todas as ocasiões. O estilo Grunge, denominação do rock, representado por Nirvana e Pearl Jam, com suas calças despojadas, bermudões largos e camisas xadrez (que foi exaustivamente usada entre, até os mauricinhos), influenciou o comportamento de muitos adolescentes.
Look simples mas sofisticado.
Esse século marcado por guerras, modismos, extravagâncias,fez com que as pessoas adotassem uma visão mais séria e preocupada com o futuro, preocuvam-se com a questão da ecologia, e se tornaram mais conscientes.
Giorgio Armani, Calvin Klein e Donna Karan  fazem uma moda minimalista. Cinza, preto e branco são muito fortes em suas criações. John Galliano assume a Dior e Alexander McQueen a Maison Givenchy. Os dois atualizaram a estética dessas casas de alta-costura e fizeram de seus desfiles, espetáculos e transformou as roupas, em uma estética provocativa.
Pigmaleão, corte muito usado!
No Brasil, em 1994 surgiu o Phitoervas Fashion, e o Morumbi Fashion Week, em 1996, que virou o  São Paulo Fashion Week. Um movimento de profissionalização da moda surgiu e a moda brasileira passou a competir no mercado mundial.
Na segunda metade dessa década, a releitura(a volta de alguns itens ou de uma coleção completa inspirada em uma moda de um tempo específico), começa a surgir, trazendo de volta algumas coisas dos anos 60 e de outros.
Itália, França e Nova York gritam e ditam moda, é a época de Prada, Versace, Armani, Dolce & Gabanna e Gucci, marcas de extremo luxo e ostentação. Uma moda que mistura a simplicidade com excessos. As tendências vinham num flash assim como se despediam também.
Os homens passaram a aceitar mais as mulheres como iguais, assim como começaram a deixar de lado o machismo que os impedia de se cuidar, por exemplo, elas por sua vez deixaram de querer se igualar aos homens de forma gritante e passaram a ser preocupar consigo mesmas para se enquadrar nos padrões estabelecidos pelas top models. Foi aí que surgiu o modelo de beleza´´ magérrimo``,e as mulheres estavam e até hoje estão obcecadas em se enquadrar nesse biotipo. O então presidente dos EUA, Bill Clinton, fez um pedido para que as modelos tivesse uma imagem mais saudável, com o intuito de evitar a anorexia.


                                                                                                    Beijinhos, Alex G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário