Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Estilo: Anos 70

Os hippies eram inspiração.
A era do individualismo, surgiu o rock in roll de discoteca. Na moda dessa época usou-se de tudo, variando-se de estação para estação. A antimoda virou moda. No início dessa época chega ao fim a guerra do Vietnã. No Brasil um clima de repressão, sequestros e censura. Os hippies eram grande influência, nos acessórios, tecidos naturais como lã e algodão,mesmo sem querer, com todo o seu jeito despreocupado e largado, mas a paz e o amor, começaram a ceder lugar à música disco, que, aqui no Brasil, atingiu seu ápice com a novela Dancin Days.
Janis Joplin
As roupas passaram a ser super escandalosas, jeans e calças militares passaram a ser usadas com enormes bocas de sino, tachinhas, bordados e muito brilho, tamanho interesse deu aos estilistas a ideia de que a vida com o jeans poderia ter um pouco mais de glamour, assim nasceu o jeans chique, que exibiam etiquetas Fiorucci, Cardim ou Calvin Klein .  Camurças com franjas; estilo apeche, estilo safári, colares de miçangas, bijuterias étnicas; saias e calças de cintura baixa, cintos largos e penduricalhos; estampas florais e psicodélicas.  Roupas artesanais, bolsas de crochê ou com franjas e alças a tiracolo: botas de camurça e sandálias de plataforma.
A época do sapato plataforma, usado por homens e mulheres,assim como a pantalona, das meias de lurex, do poliéster e signos do zodíaco. A criatividade deixou pra trás o chique, substituído pelo kits, punk e retrô. Os homens se tornaram mais coloridos e as mulheres mais românticas e despojadas, com cabelos desalinhados e saias longas ou curtíssimas, em inspiração indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas, além do glitter.
Bolsas com armação em metal, e as de clutch (bolsas-carteira) dos anos 30 voltaram, assim como  os chapéus desabados, veludos, cetins, e estolas de pluma, trazidos de volta por Janis Joplin ou Jimmi Hendrix(considerados lendas da música mundial). A libertação gay, o aumento da independência das mulheres, foram fatores que contribuíram para essa época, tudo deixou de ser um programa de minorias, sendo aceito e levado à prática pelas grandes massas. A noite brilha com as discotecas ao som de Bee Gess, roupas cintilantes, a disco contagia o planeta.
Punks da época.
A música de Gilberto Gil, Caetano Veloso e os extravagantes Secos e Molhados fazem sucesso no Brasil, no cinema os filmes Guerra nas Estrelas e o clássico Embalos de Sábado à Noite estouram. Nesta época bandas do fard rock como Led Zeppelin e Black Sabbath, viveram seu auge. A androginia influenciava comportamentos, como de Mick Jagger, Rod Stewart, David Bowie, e aqui no Brasil, Ney Matogrosso. O Rock alternativo, como o punk apareceu como Pink Floyd, Queen, e Abba.




                                                                                               Beijinhos,   Alex G

Nenhum comentário:

Postar um comentário